Carta convite para entrar na Itália a turismo

Primeiramente, brasileiros que queiram viajar para a Itália a turismo por um período de até 90 dias no máximo não precisam de visto.

Ao entrar na Itália, porém, é possível que o oficial de fronteira peça que você mostre um documento provando que você possui um lugar pra ficar. No caso de turistas, geralmente essa prova é uma cópia do documento de reserva de hotéis ou pousadas.

No entanto se você vai visitar parentes, amigos ou vai viajar a turismo mas ficará hospedado na casa de alguém, você vai precisar de uma carta convite.

Carta convite turismo Itália
Todos os caminhos levam à Roma, mas eles invariavelmente passam pela fiscalização de fronteira.

Essa carta-convite é uma declaração de um habitante ou qualquer pessoa que tem residência fixa no país (ou alguém que possui permissão de estadia e está morando ali temporariamente) dizendo que está esperando sua chegada e que vai lhe oferecer hospedagem. Além isso ela oferece um contato telefônico na carta para que o oficial ligue e confirme a declaração.

Como escrever uma carta convite

Homem assinando contrato legal

Sua carta-convite pode ser tanto em inglês (invitation letter) como em italiano (lettera d’invito). As autoridades de fronteira no aeroporto vão entender inglês sem problemas.

Algumas entidades da Itália oferecem modelos em italiano prontos pra preencher, mas não é obrigatório que você use um dos modelos deles.  Pode escrever uma carta mais simples que funciona igual.

Se você escolher criar uma, peça que seu contato que vai lhe receber na Itália escreva a carta contendo as seguintes informações:

  • Nome completo e documento da pessoa que vai lhe hospedar
  • Nome completo e documento da pessoa que vai viajar para a Itália
  • Data de chegada
  • Data de partida
  • Motivo da visita (Turismo, nesse caso)
  • Endereço da hospedagem
  • Telefone de contato

Anexe à carta uma cópia do documento de identificação da pessoa que está na Itália. Esse documento de identificação pode ser o passaporte, o permesso di soggiorno (permissão de estadia) ou o codice fiscale (número fiscal, na prática um número de identidade).

Além disso, se quiser uma carta convite ainda mais completa, peça para seu contato anexar à ela também uma cópia do contrato de locação do imóvel. Essa informação é interessante por dar prova que o endereço de onde a pessoa vai ficar hospedada de fato existe.

Abaixo você entra um modelo de carta convite para download bem simples e objetiva. Não esqueça de editar os campos em marcados e retirar a cor amarela para finalizar o documento.

download-packageDownload do modelo de Carta Convite para Itália
Extensão: .DOCX
Tamanho: 12 KB

Modelos de carta convite para a Itália

Se você preferir, existem alguns modelos prontos disponibilizados por sites ou entidades italianas prontos para compilar.  O único cuidado é que eles podem ser complicados de preencher pois pedem muitas informações. Aqui estão alguns deles:

PDF

Modelo da Stranieri in Italia: 
Dichiarazione di ospitalità
PDF | Site

PDFModelo da Questura (polícia do estado):
Comunicazione di ospitalità in favore di cittadino extracomunitario
PDF | Site

PDF

Modelo da Agenzia Help Service:
Dichiarazione di alloggio
PDF | Site

PDF

Modelo da Agenzia Help Service – editável para impressão:
Dichiarazione di alloggio
PDF | Site

Porém, atenção! Todos esses modelos são em italiano.

Se o seu voo não é direto Brasil-Itália e faz escala em outro país (Amsterdã, Paris, Madrid, Frankfurt são alguns dos principais aeroportos onde os aviões fazem escala), você vai entrar na zona européia de livre-circulação por um país que não fala italiano (entenda: zona Schengen).

Nesse caso, pode ser melhor você ter a carta-convite em inglês para evitar complicações.

Depois de entrar na zona livre européia você pode viajar livremente entre esses países sem precisar mostrar novamente seu passaporte e seus documentos, incluindo sua carta convite. Ela só vai ser necessária mesmo para mostrar ao oficial de fronteira.

O que vai acontecer na hora de entrar na Itália?

Normalmente o mais provável é que o oficial de fronteira não peça nada além do passaporte. Entretanto se ele pedir todos os documentos requeridos para entrar no país, você deve ter em mãos a reserva de hospedagem em hotel ou uma carta-convite para apresentar.

Caso isso acontecer, ele irá ler a carta e existe uma grande possibilidade de ele ligar para o telefone de contato para confirmar o está escrito nela.

Por isso peça para seu contato estar com o telefone ligado e acessível no dia que você estiver chegando de viagem no país. Depois que seu contato confirmar que está à sua espera e responder outras eventuais perguntas você estará liberado para entrar no país.

Boa viagem!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *